"Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos e, esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta". Autor desconhecido

domingo, 19 de dezembro de 2010

Confraternização de fim de ano


      A ONG – Comunidade em Ação realizou na tarde deste sábado (18), a Confraternização de Natal para 60 crianças e adolescentes que fazem parte das atividades desenvolvida pela ONG. Todas as crianças e adolescentes são oriundas da Comunidade do Timbó, no Conjunto dos Bancários.
     Para encerrar as atividades, foram servidos: cachorro quente, bolo, refrigerante, pipoca, bala, além de distribuição de bolas.
Fila para o Lanche
Recebendo o Lanche

Agradecimento I

      Agradecer de forma especial a todos os colaboradores que contribuem e contribuíram para mais uma realização. São essas pessoas que dão vida a esse projeto social. Algumas delas estiveram presentes no encerramento.

Agradecimento II

      Agradecer ao Armazém Paraíba pela doação de dezenas de bolas, fazendo a alegria de diversas crianças.  

      Com o encerramento, as atividades serão retomadas na segunda semana de janeiro. Atualmente, a ONG está trabalhando apenas com esporte: futebol e capoeira. No próximo ano, o trabalho deverá ser expandido para outras áreas, já que faz parte dos objetivos da ONG – Comunidade em Ação.  

 Equipe Comunidade em Ação

sábado, 18 de dezembro de 2010

A importância do esporte na vida das pessoas

      O esporte é essencial para uma melhor qualidade de vida assim como o conhecimento faz diferença no mundo em que vivemos, o movimento está em nossas vidas como uma necessidade vital do ser humano para as crianças e adolescentes o esporte proporciona momentos riscos em sua aprendizagem. Ao praticar um esporte expressamos sentimentos, crenças, valores enfim nosso modo de sentir e perceber o mundo.
     Os esportes coletivos e/ou individuais auxiliam a formação de conceitos básicos de cidadania os aspectos afetivos, sociais, cognitivos, culturais e biológicos do esporte muito contribuem para questionamento de situações e problemas. 

    A pratica desportiva poderá auxiliar não apenas na apresentação e execução técnica do esporte, mas na construção desta convivência, na realização dos jogos na sala de aula e no recreio os conflitos existentes no grupo sempre estarão sendo expressos em forma de choro, desabafos, agressões e entre outras. É nestes momentos que se fará necessário o trabalho na busca de soluções dos conflitos do grupo com o grupo, enfim é muito importante que as pessoas pratique algum esporte para sua formação.

Fonte: Bloger c/ Comunidade em Ação

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Visita na Comunidade


     No último dia 04 de dezembro uma equipe da ONG – Comunidade em Ação visitou a Comunidade do Timbó na Capital João Pessoa.
    O objetivo da visita foi visitar os familiares das crianças que participam das ações sociais da ONG, assim como, fazer novos cadastros dos participantes.
    Ao chegar à Comunidade, a equipe foi acompanhada por algumas crianças até o final da visita. Outras crianças já estavam em suas casas esperando a equipe, juntamente com seus familiares.
    No entanto, foram renovadas as inscrições de cerca de 65% das crianças que já participam das atividades esportivas.  

Equipe ONG - Comunidade em Ação 

domingo, 12 de dezembro de 2010

Confraternização de Natal


     No próximo sábado (18), a ONG – Comunidade em Ação estará encerrando suas atividades no ano de 2010. Na oportunidade será servido um lanche para todas as crianças participantes do Projeto.
    Deverão está presentes, todos os voluntários, colaboradores, patrocinadores, lideranças e membros da comunidade.
    Se você tem algo para colaborar com a Confraternização de Natal das crianças, entre em contato conosco pelos os seguintes telefones: (83) 8825-7118/8849-0892.
     Faça uma criança sorrir nesse Natal. Sua colaboração é de extrema importância... Participe dessa corrente solidária, doando alimentos ou brinquedos.

A diretoria 

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O ser voluntário

      O conceito difundido pela Organização das Nações Unidas (ONU): “voluntário é o jovem ou o adulto que, devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social ou outros campos.”
       Nos conceitos de voluntário acima, encontra-se a principal motivação para o exercício do voluntariado: a satisfação.
      O trabalho voluntário gera uma realização pessoal, um bem estar interior originado do prazer de servir a quem precisa. É um sentimento de solidariedade e amor ao próximo aliado com a importância de sentir-se socialmente útil.
        É algo que vem de dentro da gente e faz bem aos outros. No voluntariado todos ganham: o voluntário, aquele com quem o voluntário trabalha, a comunidade.
       O serviço voluntário é uma realidade antiga no Brasil e, desde 1998, há uma Legislação específica para a prática do voluntariado, criando respaldo jurídico para facilitar a profissionalização do serviço voluntário.

       Voluntário é o cidadão que, motivado pelos valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário" Comunidade Solidária, atual Comunitas

10 dicas sobre voluntariado

1. Todos podem ser voluntários
     Não é só quem é especialista em alguma coisa que pode ser voluntário. Todas as pessoas capacidades, habilidades e dons. O que cada um faz bem pode fazer bem a alguém.

2. Voluntariado é uma relação humana, rica e solidária 
  Não é uma atividade fria, racional e impessoal. É relação de pessoa a pessoa, oportunidade de se fazer amigos, viver novas experiências, conhecer outras realidades.

3. Trabalho voluntário é uma via de mão dupla
   O voluntário doa sua energia e criatividade mas ganha em troca contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de aprender coisas novas, satisfação de se sentir útil.

4. Voluntariado é ação
     Não é preciso pedir licença a ninguém antes de começar a agir. Quem quer, vai e faz.

5. Voluntariado é escolha
   Não há hierarquia de prioridades. As formas de ação são tão variadas quanto as necessidades da comunidade e a criatividade do voluntário.

6. Cada um é voluntário a seu modo
    Não há fórmulas nem modelos a serem seguidos. Alguns voluntários são capazes, por si mesmos, de olhar em volta, arregaçar as mangas e agir. Outros preferem atuar em grupo, juntando os vizinhos, amigos ou colegas de trabalho. Por vezes é uma instituição inteira que se mobiliza, seja ela um clube de serviços, uma igreja, uma entidade beneficente ou uma empresa.

7. Voluntariado é compromisso
    Cada um contribui na medida de suas possibilidades mas cada compromisso assumido é para ser cumprido. Uns têm mais tempo livre, outros só dispõem de algumas poucas horas por semana. Alguns sabem exatamente onde ou com quem querem trabalhar. Outros estão prontos a ajudar no que for preciso, onde a necessidade é mais urgente.

8. Voluntariado é uma ação duradoura e com qualidade
     Sua função não é de tapar buracos e compensar carências. A ação voluntária contribui para ajudar pessoas em dificuldade, resolver problemas, melhorar a qualidade de vida da comunidade.

9. Voluntariado é uma ferramenta de inclusão social
    Todos têm o direito de ser voluntários. As energias, recursos e competências de crianças, jovens, pessoas portadoras de deficiência, idosos e aposentados podem e devem ser mobilizadas.

10. Voluntariado é um hábito do coração e uma virtude cívica
    As formas de ação voluntária são tão variadas quanto a criatividade do voluntário e as necessidades da comunidade.

Veja como você pode participar e onde pode desenvolver suas ações.
Existem ações voluntárias:
  • Nas igrejas
  • Nos bairros e nas comunidades populares (ajuda mútua)
  • Nos grupos de auto-ajuda
  • Nos clubes de serviços
  • Em programas promovidos por empresas
  • Nas comunidades de origem
  • Nas associações profissionais
  • Nos hospitais e outras instituições que trabalham na área da saúde
  • Nas instituições e programas de melhoria da educação
  • Nas instituições de ajuda a crianças
  • Nas instituições e programas voltados para as pessoas portadoras de necessidades especiais
  • Nas instituições e programas que trabalham com pessoas da terceira idade
  • Nos grupos e associações de jovens
  • Nos grupos e organizações de preservação do meio ambiente
  • Nos grupos e organizações de defesa de direitos
  • Nos grupos e movimentos de luta contra a violência
  • Nos clubes e associações esportivas
  • Nos grupos e associações culturais e de defesa do patrimônio
  • Nos movimentos de luta contra a pobreza
  • Em iniciativas de ajuda mútua e prestação de serviço através da internet
  • Em programas promovidos por órgãos governamentais nos níveis federal, estadual e municipal
Fonte: Portal do Voluntário

domingo, 5 de dezembro de 2010

A diferença nasce em cada um


    A ONG Comunidade em Ação objetiva promover a realização dos seus projetos de contemplação social priorizando crianças e adolescentes em situação de risco e extrema necessidade, enfatizando que cada fase da vida é fato e deve ser vivida em sua plenitude com o máximo de dignidade... Para tanto, temos lutado sem deixar que morra essa esperança de cantar “vitória” sobre as diversidades...

    Se puder, contribua com o importante trabalho dessa ONG. Sua ajuda é inestimável para atingirmos o nosso objetivo final...
Crianças felizes, seguras, confiantes num amanhã próspero, vivendo com dignidade...

    Você pode fazer a diferença. Obrigado!.

Para doar: Bradesco – Agência:  1729-9 / Conta: 32775-1
Tel.: (83) 8825-7118/8849-0892

 Equipe Comunidade em Ação(ONG)

Diretoria se reúne para discutir estratégia de trabalho


     No último dia 16 de novembro, de 2010, foi realizada uma reunião com a presença de oito membros da diretoria da ONG – Comunidade em Ação. No entanto, participaram da reunião: Waldeir Soares (Presidente), Marcos Alexandre (Vice-Presidente), Lindoaldo Batista (Cons. Administrativo), Fabiana Almeida (1ª Secretaria), José Humberto (Cons. Fiscal), João Batista (Cons. Fiscal), Allan Sales (Cons. Administrativo) e Gilvanaldo Xavier (Cons. Esportivo).
     A reunião foi coordenada pelo Presidente Waldeir Soares. Em pauta, temas relacionados ao funcionamento da ONG. Foram discutidos no momento: Planejamento, visita a Comunidade, distribuição de funções, recadastramento dos participantes, Confraternização de Natal e outros.   

      Na reunião, ficaram definidos os seguintes pontos:
  •  Cada sábado terá uma pessoa responsável pelas atividades da ONG;
  •  Toda a diretoria irá colaborar com uma quantia simbólica, com valor mínimo de R$ 5,00 mensais, para fazer caixa;
  •  No dia 04 de dezembro do seguinte ano, toda diretoria irá visitar as casas das crianças, na Comunidade do Timbó. Na oportunidade, será realizado o recadastramento dos participantes;
  •  Os pais ou responsáveis deverão assinar um termo de responsabilidade, permitindo que os filhos participem da ONG, obedecendo ao regulamento da mesma;
  •  Após o recadastramento de todos os participantes, será feito um planejamento de trabalho para o inicio das atividades no ano de 2011;
  •  A construção da sede da ONG entrará em pauta em janeiro, quando devem ser iniciados os trabalhos;
  •  Antes das datas comemorativas, serão feitas reuniões de planejamento,  com distribuições de funções;
  •   Ficou definido ainda, a realização da Confraternização de Natal das crianças, no dia 18 de dezembro de 2010;
  •  Por fim, o envio de ofícios para as empresas parceiras da ONG, objetivando doações de brinquedos, alimentos e lanches, para a realização da Confraternização de Natal para 70 crianças.
Equipe Comunidade em Ação(ONG)